quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aventura e aprendizagem :)

Não sei se o que vou escrever hoje vos vai parecer estranho. Sei que a maioria das pessoas, hoje em dia, tem esta experiencia diária...
Ora para mim é uma novidade...
Como alguns sabem, nestas duas semanas estou a ter aulas de tétun em Lisboa.
Como me sinto em casa no castelo, optei por "pedir guarida" aqui e utilizar os transportes públicos para me deslocar! (Como podem ver não sou "carro-dependente" ahah).
E tem sido uma experiencia fabulosa! Ja apanhei de tudo,pessoas simpaticas,pessoas muito mal educadas e pessoas que precisam apenas de um sorriso pela manha...
Um episódio tocou-me em particular e por isso partilho com quem ler...

Numa destas manhãs, ia eu dentro do comboio a ler um daqueles jornais diários que se distribuem nas estações, quando de repente os meus olhos encontram um casal, dos seus sessenta anos, muito abraçados, carinhosos... Tratavam-se por "amor" com uma ternura que nem consigo explicar.... Recordavam o sorriso do neto que tinha estado a passar o fim-de-semana com eles pelo que percebi. (Eu não estava a cuscar a conversa, ouvi por acaso...) E dizia ela,olhando-o nos olhos "Deus prendou-nos com uma família fantástica.Os nossos anos de luta foram bem recompensados!"... Ele sorriu, afagou-lhe os cabelos e beijou-a...Um autentico conto de fadas que vi ao vivo e a cores.
Acredito que no comboio poucos tenham percebido o que se passava ali, de tanta correria que as pessoas enfrentam,mas a mim tocou-me em particular...

Tive uma semana mais calma, em que parei muitas vezes para ouvir quem passava, para responder áquela senhora que passou na rua e disse "Ai que esta gente fuma tanto, já viu menina?"...Parei e fiquei ali a ter uma conversa de ocasião... Ela sorriu, ficou contente e eu também...
Parei a contemplar, a ouvir, a escutar...
È fantástico a quantidade de coisas que se observa e vive numa estação de metro e de comboio...

Sem comentários: