domingo, 27 de maio de 2012

Uma partilha :)


Fui perdendo o hábito de escrever, regularmente, no blog enquanto estive em Timor. Muito pelo facto de não ter internet, mas também porque gosto de ser inteira naquilo que faço e onde estou. Fui sempre tentando dar eco do que vivia e experimentava, mas sempre foi tão difícil expressar por palavras o que o coração vive…
Hoje quero fazer eco, do que estou a viver aqui no Assumar. Um castelo encantado cheio de princesas, lindas...
Chegar aqui e ouvir nos corredores o nosso nome, ver os sorrisos no rosto, receber os abraços, os beijinhos, os “puxões” é das experiências mais belas que se podem ter. Mostra-nos que somos amadas, mostra-nos que mesmo estando ausente um tempo, o nosso lugar não muda. Mostra que não devemos ter medos nem vergonhas de dizer ao outro que o amamos, que nos faz falta, que é importante para nós.
Ontem na Eucaristia, o padre dizia ás princesas que quando alguém está triste, devemos chegar junto dele e dizer “Deus ama-te e eu também”….Pois aqui, não precisamos de ouvir estas palavras exatas, pois podemos senti-lo em cada gesto, em cada sorriso… Amam-nos incondicionalmente, ainda que às vezes demoremos muito a vir visitá-las, ainda que às vezes o nosso tempo não seja o tempo delas, ainda que às vezes não consigamos estar juntas…
Este castelo está cheio de crianças, princesas em miniatura como gosto de lhes chamar. Este castelo está cheio de alegria e amor!
Na tarde de ontem, tive a oportunidade de acompanhar a minha afilhada na fisioterapia. Pude ver o esforço, a dedicação de quem ensina e de quem recebe. Pude ver os seus pequenos passos, os seus pequenos movimentos… As dificuldades, que foi tendo, mas o esforço que colocou em cada tentativa… Ela queria muito mostrar-me o que era capaz…. E conseguiu….Mais do que os gestos físicos, conseguiu mostrar-me ainda mais beleza do seu sorriso, ainda mais pureza do seu coração, pureza do seu amor por mim… E quanto eu a amo também! Nunca a vi como alguém que não consegue fazer isto ou aquilo, nunca a vi apenas como a menina que só anda acompanhada do seu “carrinho”…Mas confesso que forma algumas as vezes em que pensei nela e me entristeci com as coisas que ela não poderia fazer como as outras princesas, os passeios a que não pode ir, as corridas que não pode dar… E ontem, ela deu-me a maior lição de humildade que alguém me podia dar… Mostrou-me que ela pode fazer, muito mais, que ela pode ir onde todos vão, que ela pode caminhar como os outros, mais devagar, com um pequeno apoio, mas pode….
E hoje, hoje tive um terço bem especial…As palavras entorpecidas, mas de coração…O aconchego de rezar á Mãe…Os cânticos sem vergonha (e, acreditem ou não, eu iniciava os cânticos, lol, e sem vergonha de não saber cantar…) …. E no final, um cântico espontâneo das meninas á Mãezinha do Céu... J
Sempre que venho a cá (e sei bem que devia vir mais vezes) sinto-me tão pequenina perante tão grandes corações…Sinto-me tão amada perante tão grande amor…Sinto-me bem, aqui… Elas são especiais e fazem-nos sentir especiais….
Vou ter ainda uma tarde bem rica e um domingo de Pentecostes bem cheio de abraços e partilha e, por isso, dou graças a Deus, que é Pai, que é Filho, que é Espírito Santo….

Sem comentários: