terça-feira, 1 de maio de 2012

Perguntaram-me onde está o "meu Deus".....

Hesitei em escrever este post, para não dar aso a más interpretações mas hoje senti-me incomodada com esta questão...
Há dias, partilhava com alguém o quanto sofri com a perda da minha querida mana vivida à distância, com a agravante de naquele ano não ter rede telefónica. Recordo que na altura, após alguma conversa, essa mesma pessoa me perguntou como eu tinha aguentado e o que me tinha mantido lá. Ás duas perguntas eu respondi "Foi o Amor de Deus e o sentir-me imensamente amada e abraçada por Ele e n'Ele."
Naquela altura a resposta que obtive foi um encolher de ombros e um "nunca vou entender essa tua fé nesse teu Deus".....
Mais adiante, conversámos sobre a situação do país, o estado da Europa, o desemprego, as famílias em sofrimento, o desemprego, enfim, conversa banal. E vimos por essa altura, um senhor de alguma idade, a recolher restos de comida dos tabuleiros que as pessoas deixavam em cima da mesa...
Por essa altura, a minha amiga perguntou-me, onde estava o meu Deus que eu tanto amava quando as pessoas passavam mal e Ele não as ajudava.... E continuou...Onde estava o meu Deus quando os que o amavam tanto e se dedicavam à missão que Ele confiava tinham de sofrer tanto no realizar da mesma (reportando-se à morte da minha mana), onde estava o meu Deus .....
Na altura veio-me à memória um texto que li há uns anos num campo de férias e que respondia totalmente a esta questão mas, à falta dele, respondi de coração aberto....
O "meu" Deus é AMOR, é VIDA e ama-nos tanto, mas tanto que entregou o seu próprio filho para nos salvar.... Ele não quer sofrimento, Ele não quer dor....Mas ambas são inerentes ao crescimento humano...Não é Deus que provoca as tragédias, não é Ele quem faz as guerras, nem tão pouco foi Ele que fez a dívida ou que colocou o nosso país no estado em que está....Foram os homens, que Ele deixou livres...E que uso se deu a essa liberdade.... O "meu" Deus, não inventou o cancro que levou a minha querida mana; deu-lhe apenas a serenidade para enfrentar essa maldita doença, deu-lhe uma família que a ama tanto, mas tanto que ainda hoje, dois anos depois, continua a programar a sua vida tendo-a sempre incluída nos planos, deu-lhe dois filhos lindos e especiais, deu-lhe um marido que a ama com tudo o que é, deu-lhe médicos e enfermeiros, voluntários e auxiliares que a cuidaram com toda a dedicação....E quando a hora dela chegou, o "meu Deus" deu-lhe a paz que ela tanto merecia.... E deu aos que a amam o conforto, o abraço, o amparo, as lágrimas e a capacidade de a recordar com sorrisos....Deu tudo isso das mais diversas formas, através de homens e mulheres que colocou no nosso caminho, através do sorriso do seu mais novo, ou na nova vida que nasceu do seio da sua mais velha, no sorriso do seu neto....
Este "meu Deus" é mesmo assim, sofre comigo e alegra-se comigo. E serena o meu coração em cada situação, deixa-me gritar, revoltar, errar, e no final, abre-me os braços e acolhe-me....SEMPRE....
Claro que voltei a ouvir que "isso são as coisas típicas que os católicos dizem e sabem de cor mas que na realidade não são bem assim"....
Continuámos por ali, ela argumentou, eu argumentei, mudou-se de assunto a determinado tempo e no fim da conversa, eu perguntei-lhe como iria ser a sua semana ao que me respondeu, de rosto entristecido "Hei-de resolver toda esta situação, se Deus quiser, hei-de resolver"..... E a minha certeza, é que este Deus em que ela não acredita mas que invoca, a ama incondicionalmente e há-de ajudá-la :)
E, um dia, vou enviar-lhe aquele texto, que lhe dará uma explicação de "católicos que sabem de cor mas que não é nada assim", mas acima de tudo que poderá ser uma luz no seu caminhar....

3 comentários:

Ricardo Costa disse...

Olá, bem sou novo por este blog, mas mal começei a ler fiquei fascinado com a tua vivência enquanto verdadeira Cristã que és!! A tua experiência como leiga missionária deve ter sido fabulosa como transmites nos teus post... É algo que tenciono fazer, entregar-me aos outros atráves d'Ele, com os dons que ele proprio me concedeu... Talvez o farei quando terminar os meus estudos e quando finalmente for enfermeiro,pois assim penso que poderei ser mais util a quem de mim precisar!! É de louvar e dar graças ainda haver pessoas como tu, cristãos verdadeiros!! Um grande beijinho e nunca te esqueças que não Caminhamos Sós! ;)

Cat@ disse...

Olá Ricardo :)
Obrigada pelas tuas palavras :)
Tudo na nossa vida tem o tempo certo para acontecer; estou certa de que depois de terminares os teus estudos serás ainda uma mais valia maior para onde quer que vás :) Se pensares em Timor, acredita que terás muito por onde trabalhar :)
Importa sempre que o faças por Ele, com Ele e para Ele, através daqueles que coloca no teu caminho :)
Um abraço e vai passando :) Não escrevo tanto como no início, mas vou postando qualquer coisita :)

Sofia disse...

Que alma grande a tua...!