sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Finalmente notícias! E fotos!





Antes de mais, as imagens!

Querid@s amig@s!

Queria já ter escrito um post com muita informação, queria já ter contado muito do que se faz ou vive por aqui neste segundo ano mas a realidade é que a vontade de escrever não abunda.

Já fez 3 meses que cheguei e sinto como se nunca tivesse partido, como se sempre aqui tivesse estado. Com uma grande diferença: tenho este ano uma casa enorme, vazia. Sim, já vi partir a Flor, rumo a um merecido tempo de férias, preparando-se para receber uma nova missão. Não consigo colocar em palavras o quanto nos ligámos, o quanto nos tornámos irmãs de missão e muito mais. Não consigo, de forma alguma agradecer-lhe o tanto que se deu, que me deu, que me ensinou a dar. Não consigo colocar em palavras o quãp grande foi o previlégio de fazer missão ao seu lado durante 15maravilhosos meses. Quem a conhece, sabe do que falo! E, agora que “se foi”, permanece bem perto, em cada pessoa, em cada canto, em cada rua…Sinto a sua falta nos mais simples pormenores. Mas cá continuo, animada pelo Espírito, seguindo e levando avante, como ela mesma diz, aquilo que juntas construímos!

Somos agora três na comunidade, eu e dois meninos, o Aurélio (companheiro e amigo do ano passado também) e o Silvestre, enfermeiro. São dois seres humanos muito ricos em dedicação e entrega e arrisco dizer que somos uma comunidade feliz. J Todos muito diferentes, mas muito iguais. Soltamos muitas gargalhadas juntos, sofremos juntos. Somos família. Por isso, como podem ver, Deus não me deixou só!

A nível de trabalhos, também teve mudanças, fiquei “sozinha” (entenda-se que em equipa, apenas com responsabilidades repartidas) a coordenar o projecto da educação. E por projecto da educação entende-se “Formar e Desenvolver – continuação” que permitirá aos jovens que iniciaram os seus cursos superiores poder terminá-los. Tem algumas diferenças de execução, alguns cortes orçamentais, mas é funcional e acredito que vai correr bem! Dentro da mesma área, fiquei também á frente da manutenção/formação/acompanhamento das bibliotecas que foram sendo iniciadas e de três novas que surgirão nos próximos dois a três meses. Ainda há as bolsas de estudo de ensino secundária, área na qual também me encontro na coordenação e acompanhamento do grupo. Temos este ano 23 bolsas, muito bom! E estamos disponíveis a receber mais! (50€ por ano apenas!) Basta pedir informações! Além de tudo isso, estou a acompanhar uma jovem que terminou a sua licenciatura em Engenharia Informática e que se pretende que tenha funções de gestão do Centro de Apoio á Saúde (CAS), que já está a funcionar e que receberá os primeiros doentes mentais já dia 8 de Março, bem como que me acompanhe nos projectos da Educação. Esta é uma tarefa que exige muito de mim, de nós equipa, para que não tenhamos a tentação de fazer em vez de explicar como se faz e fazer juntos. Temos também a funcionar cursos de informática, acompanhamos o “construir” de uma padaria (que já se vislumbra o final!!! O forno já está quase, quase a funcionar!) e de uma escola. Dou aulas de sociologia na escola, ao 12º ano e estou também a dar aulas de inglês aos aspirantes dos Irmãos. Quando o centro funcionar em pleno, terei também outras actividades directamente com os utentes. Além disto tudo, já programei uma manhã por semana para acompanhar uma das Irmãs a levar a comunhão aos doentes. Enfim, trabalho não falta! Mão de obra, é pouca mas… “Faz o que podes, com o que tens, onde estiveres!”…. E até ao final do meu ano aqui (lá para Outubro) tenho a certeza de que darei o meu melhor, em cada tarefa, em cada dia.

Enfim, estou feliz aqui. Com dias mais animados e outros menos confiantes, mas seguindo em frente, na missão que Deus Trindade me confia. Cada vez mais certa, de que é mesmo por aqui… “Chamaram-lhe louco”… “mas ele não receou e avançou”…

Continuo a contar com as vossas orações! E agradecer a presença que vão tendo a meu, a nosso lado!

Um abraço amigo, cheio de amor e hospitalidade.

Cata

2 comentários:

Anónimo disse...

Cucu:)

Sdd tuas :P

Anónimo disse...

AMIGA!
QUE SAUDADES TUAS...
AS TUAS PALAVRAS DEIXARAM-ME DE LAGRIMA NO OLHO...
PERCEBO O SENTIDO DA TUA VIDA E TRABALHO...
REZO POR TI...
UM ABRAÇO EM CRISTO
MARIA JOÃO